quarta-feira, 8 de junho de 2011

Alternativando!

Sombriny Comics no ar! Pessoal vim aqui confessar um anseio e um dilema bem antigos nessa minha vida de leitor, desenhista e crítico de quadrinhos. É que na verdade sou um pouco preso aos quadrinhos convencionais, Marvel / DC. Já faz tempo que quero montar uma coleção e conhecer mais profundamente alguns selos de quadrinhos alternativo, mas a verdade é que além de não ter muita grana não tenho muita paciência. Prefiro os quadrinhos que trazem reflexões mais filosóficas e humanas, ou ficção científica mesmo, aliado à arte de primeira. Existem algumas coisas alternativas que são meio chatas mesmo, umas histórias sem pé nem cabeça. Mas estou curioso para conhecer melhor alguns desses selos (li um ou outro apenas, sou macaco velho das HQs galera, não tem jeito!)

Um selo que era considerado bastante alternativo antigamente, mas devido a produção de um filme se popularizou um tanto (virou pagodão) é o Watchman, uma série com super-herois que teve apenas 12 edições. A série é do Alan Moore, publicada por um selo alternativo da DC comics. A série é super premiada e vem trazer um tom mais sério e crítico aos quadrinhos populares norte americanos.


Outro selo alternativo que me foi indicado por uma amiga, é o PREACHER. Li apenas uma edição e estava meio bêbado e não gostei muito, mas minha amiga (que sabe ler quadrinhos), diz que é uma das melhores coisas que já leu, tenho que rever ! Preacher é um selo da Vertigo Comics, que é uma espécie de subselo da DC, que traz histórias mais alternativas. Estou lendo uma sinopse e parece ser muito bom, com muitos conflitos filosóficos. É sobre um cara que é possuído por um demônio, mas então terá que lidar com ele mesmo, com anjos e com demônios e fugir da polícia, pois no meio da possessão ele parece cometer atos delinquentes. Fiquei curioso.

Em meados de 2001 surge o selo Marvel Max, que é uma espécie de contra-ataque da Marvel ao selo Vertigo da DC. Com histórias mais adultas (e também mais violentas e mal desenhadas), essa revista circulou mais ou menos por uns três anos e depois foi cancelada, não teve boa aceitação. Li umas duas edições e honestamente não me acrescentou muito!

Bem, existem milhares de outras coisas, mas como disse não li muito disso então falei só um pouco do que conheço. Aceito sugestões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário