sexta-feira, 13 de maio de 2011

X-MEN FIRST CLASS - Fada na primeira equipe?!!

Bem, um quarto filme dos X-men será lançado em junho. Acho que todo mundo já sabe disso. O filme remonta na verdade o princípio dos X-men, com Magneto e Charles Xavier jovens e ainda aliados. Parece que o filme ficou bem feito mas é impressionante a papagaiada que esses produtores fazem com a cronologia. O filme remonta o início dos X-men, mas quem está lá, como membro efetivo da equipe? Ninguém mais ninguém menos do que a Fada, uma personagem muito legal, mas que não passa de uma fedelha que surgiu nas histórias a menos de três anos. Um baita desrespeito aos mais de quarenta anos de história desde que os X-men originais foram criados. Outra papagaiada de roteiro é a presença da Emma Frost, uma das minhas personagens preferidas justamente pela ambiguidade de caráter, mas que passa longe de ser uma X-men original.

Os caras acabam passando por cima da arte em detrimento de interesses mercadológicos. Emma Frost e Fada são duas personagens que estão sendo desenvolvidas e exploradas nos quadrinhos dos X-men publicados nos últimos anos. Como sempre há aumento da venda de quadrinhos quando é lançado algum desses filmes, os caras passam por cima da história original para poder lançar no cinema personagens que estão em voga e assim aumentar a venda dos quadrinhos.

É impressionante como o capitalismo sufoca até as artes!



Vi o First Class. Não é a Fada, mas a Angel , uma personagem criada por Grant Morrison em 2003. Ainda assim não tem nada a  ver com origens dos X-men, nem da irmandade de mutantes. O Azazel também apareceu na fase Morrison e nesse filme tá lá, como se fosse antigo.  E a Místique, aqui em First Class, vira a irmazinha adotiva do Charles. Tirando esses três engodos cinematográficos difíceis de engolir, o filme é muito bom. Um dos melhores da franquia, senão o melhor! O filme se passa na época da Guerra Fria, tem um quê de espionagem misturado com adolescencia e descoberta de poderes. Muito legal! O Magneto arrasa o filme inteiro, os produtores conseguiram capturar a profundidade do discurso do Magneto, que quer fazer uma raça deixar de ser oprimida, mas a força, repetindo erros que cometeram com ele no passado. Uma das cenas que achei mais forte é quando mostram o Erik criança, ainda num campo de concentração nazista. Um militar pede pra que o jovem Erik mova uma moeda em cima da mesa, e a aponta uma arma para a cabeça da mãe do garoto. Nervoso, Erik não consegue mover a moeda e então atiram na sua mãe a queima-roupa, na sua frente. Isso desperta a fúria do garoto, que simplesmente derrete o escritório onde estava, todas as armas e os capacetes dos soldados. Muito bom o apelo dramático e visual da cena.  Outra coisa que gostei foi o Banshee. É um personagem antigo, que sempre foi meio secundário, mas que era muito legal (já que nos quadrinhos resolveram matá-lo!). Fizeram uma versão bem jovem dele, mas foi ótimo ver os poderes dele se desenvolvendo, ele aprendendo a voar. As cenas estão muito legais. Destaque também para o Destrutor, para a atuação do ator que fez o Xavier e para o desenvolvimento do Fera. Emma Frost e Moira McTaggert são outras duas personagens importantes na saga dos X-men que tinham sido super mal aproveitadas em outros filmes, nesse ganham relevância!

Era um filme que parecia ter tudo para ser meia boca, mas não, está muito bem feito! Vale a pena

Nenhum comentário:

Postar um comentário