quinta-feira, 5 de maio de 2011

Chris Claremont e os X-men Forever

Fiz um comentário meio vago sobre Chris Claremont e os X-men Forever em um dos vídeos. A verdade é que eu me referia a um material que está em circulação atualmente nos EUA e não foi publicado no Brasil e nem sei se será. Fui pesquisar melhor para ver o que é de fato e UAU! Eu quero por a mão nisso!!!

X-men Forever trata-se de uma franquia desenvolvida em 2009 por Chris Claremont e Tom Grummett (Tem anos que conheço esse desenhista mas até hoje não sei se gosto do traço dele!) onde Chris Claremont volta a escrever os quadrinhos dos X-men a partir do ponto onde ele parou (mais especificamente nas clássicas edições que saíram nos EUA como X-men #1, 2 e 3 e no Brasil como edição especial simplesmente denominada X-men.).

Bem, o trabalho que Chris Claremont fez, foi simplesmente o melhor. O que há de melhor na franquia foi escrito pelo cara, que deixou a Marvel por conta de brigas com editores, que queriam forçá-lo, provavelmente por forças mercadológicas, a escrever o que a editora queria e não o que o Chris pensava.
Uma das razões do Chris ter saído foi o Magneto, que estava regenerado pelo escritor, mas a editora resolveu utilizar o personagem como vilão novamente e o Chris ficou puto e debandou. Magneto também foi uma das razões que trouxe o Chris Claremont, em 1975, para as histórias dos X-men. O personagem e o escritor são judeus, então sempre rolou uma afinidade entre eles.

Essa edição na qual Chris Claremont parou de escrever é também a despedida de Jim Lee da revista e é simplesmente estupenda. E agora o escritor resolveu retomar exatamente desse ponto, e o interessante é que ele criou uma linha cronológica diferenciada, as histórias não são podadas por editores, forças de marketing e nem continuidade obrigatória que geralmente interliga todos os personagens da editora. X-men Forever é o que o Claremont pensou originalmente para os X-men.  Na íntegra.

Estou muito curioso para ler isso enão sei se será publicado no Brasil. Nos EUA saíram cerca de 30 edições, mas parece que já foi cancelado por lá e não apareceu por aqui ainda e nem ouvi falar. Bem, Chris Claremont é duramente criticado por uma molecadinha aí, mas eu continuo insistindo que nem adianta vir com críticas pra cima do Claremont. Ele é simplesmente o cara que inventou toda essa bagaça!

E tenho tido.

  

X-men Forever!
 P. S. - Li algumas páginas disponibilizadas pelo site da Marvel. Bom não li o suficiente para fazer uma crítica consistente, apesar de todo o respeito que tenho pelo Claremont, percebi no que li que o cara chutou totalmente o balde: criou uma clone mirim para a Tempestade (ele adora essas viagens de personagens múltiplos), está quase matando a Kitty e transformou a Illyana novamente numa devassa. Er... li mais um pouquinho e começo a achar que a molecadinha tem razão em dizer que o Claremont pirou... Ele agora matou o Wolverine e transformou a Tempestade numa espiã que trabalha pra uma organização sombria (!?)... Qual é Claremont? Ele disse que não ia usar nada da cronologia corrente da Marvel, só que abri uma edição no site onde começam a contar uma história da Tempestade em Wakanda. Wakanda é coisa da cronologia corrente atual. Parece que o Claremont tá realmente ficando velho!

Um comentário:

  1. kkkkkk.... Lendo as X-men Forever (são boas) mas dá a impressão de que o Claremont leu algumas revistas das cronologia normal e adicinou alguma coisa no meio das suas histórias "por acaso".....

    ResponderExcluir