terça-feira, 25 de outubro de 2011

VAGA-LUME

     Pois afinal de contas tudo começou aqui. A série vaga-lume é uma série de livros de ficção infanto-juvenil tipicamente e orgulhosamente brasileira. Com a maioria dos livros da série escritos durante as décadas de 80 e 90, os autores brasileiros que escreveram os livrinhos dessa série trouxeram uma coleção de livros de aventura, de fácil compreensão e fáceis de ler, típica leitura para iniciantes.
Meus primeiros livros da vida foram da série vagalume. Ganhei quatro exemplares da minha madrinha quando eu tinha uns 9 anos de idade. Ainda lembro das edições que li e reli:

Na mira do vampiro
Foi o primeiro livro que li dessa coleção e um dos primeiros da vida. Não lembro muitos detalhes, mas era algo sobre garotos que encontravam um novo vizinho misterioso, que eles pensavam ser vampiro. Já não lembro mais se o vizinho era de fato um vampiro ou só viagem da cabeça dos moleques.

Um leão em família.

Tenho poucas memórias desse livro, só me lembro que não gostei muito. Sempre que penso nesse livro lembro do meu quarto de quando era criança, cheio de gibis e livros e eu deitado seminu no chão lendo essa história. Mesmo sendo criança eu achei a história meio ridícula. Era sobre um garoto que encontrava um filhote de leão no trilho de trem perto da casa dele e aí ele levava o leão pra ser criado em casa e arrumava um monte de confusão com isso. Meio bizarro.
Na barreira do Inferno.
Não sei exatamente porque, mas eu amava loucamente esse livro. Reli várias vezes e até hoje tenho vontade de visitar a cidade de Natal, só por influência da história. O livro mostra uma base de lançamento de foguetes real que existe em Natal RN e chama Barreira do Inferno. O autor elabora uma trama onde um grupo de adolescentes decobrem que alguém de dentro da Base sabota e quer explodir a base e só eles sabem e precisam impedir. É um livro cheio de aventuras e teorias da conspiração. Adoro essas coisas e até escrevi um livro que em algumas partes tem essa levada. Quatro jovens amigos se aventurando. Estou me vendo com dez anos de idade!

Corrida Infernal

Eu já nem me lembrava mais o nome desses, o que é um indicativo que não era lá um livro que eu achasse tão importante. Mas tá listado aqui porque faz parte dos quatro primeiros livros que tive na vida. Li apenas uma vez e muito criança ainda, mas era algo sobre um roubo de diamantes, uma aventura policial.

Opa! Mas agora que estou vendo que é do Marcos Rey, um dos melhores autores que contribuíram para a coleção vaga-lume, vou até abrir um tópico pra ele. Bem, Marcos Rey é um ícone dentro da coleção vaga-lume, seu nome estampado na capa de um livro é indicativo de uma boa história. Talvez eu devesse reler.

E por falar no homem:

MARCOS REY

Não sei muito da vida real dele. Sei que era um escritor paulista e que morreu há alguns anos atrás.  Marcos Rey era um dos melhores. Seu trabalho tinha um que de originalidade, de brasilidade, permeado por um ritmo de thriller muito bom! Li alguns livros dele que sei que são sequências, são aventuras com os mesmos personagens, mas já não lembro a ordem disso. Esses livros são:

O rapto do Garoto de Ouro.
Estou fuçando o fundo do baú da minha memória, porque li esses livros quando era ainda muito novo. Mas vai aí um extrato do que lembro. O garoto de Ouro era um pop star, um cantor de rock famoso que é sequestrado por uns bandidos. O garoto que trabalhava no Hotel Cinco Estrelas, protagonista de vários livros do Marco Rey e cujo nome já não me lembro, tem que resolver o mistério. Se alguém conseguir decodificar meu subconsciente, a história tá toda gravada lá. Conscientemente não me lembro mais dos detalhes. Mas é bom!

O mistério do Cinco Estrelas

Alguém está assassinando os hóspedes do hotel em que Léo (acho que era isso!) trabalha e ele tem algumas pistas que pode levar ao assassino.

Um cadáver ouve rádio

Mais um livro em que Léo e sua turma bancam de detetive e tentam descobrir quem é o assassino que deixou um corpo abandonado numa construção com apenas um rádio ligado como companhia. É um livro rápido, mas muito bom quando se é adolescente!

Marcos Rey publicou mais uns sete livros pela série vaga-lume, mas só li esses três.

XISTO

Hoje estava indo no médico pegar umas guias do plano de saúde. Eu estava me preparando para conversar com o médico, mas não conseguia me recordar qual o primeiro nome do doutor. Lembrava apenas o sobrenome: Rolim. Milhares de primeiros nomes se passaram pela minha cabeça e enquanto caminhava para o consultório fui pensando nas mais bizarras combinações de nomes, na tentativa de lembrar o maldito nome do médico! Rômulo Rolim, Romualdo Rolim, Bráulio Rolim, Astrogildo Rolim... Não deve ser alguma coisa mais simples - Plínio Rolim, Arnaldo Rolim.... Entrei no consultório, ainda sem me lembrar, mas por sorte não encontrei o médico, apenas a secretária:

- Qual é mesmo o primeiro nome do médico?
- Xisto. Xisto Rolim.

Xisto! Como pude esquecer um nome que na minha infância foi tão emblemático. Afinal eu adorava as aventuras do Xisto na série vagalume!

Aventuras de Xisto

Era uma história sobre um cavaleiro medieval, cheia de magia e aventura. Adorava! Hoje eu diria que Aventuras de Xisto é um legítimo "Sword & Sorcery" tupiniquim!


Xisto no Espaço.

´Jã não lembro mais o motivo, mas que o Xisto saiu da terra mágica e foi pro Espaço ele foi... E era um dos livros mais bacanas!


Xisto e o Pássaro Cósmico.

"Um disco voador se espatifa na terra. Estranhos eventos começam a acontecer e Xisto é obrigado a entrar em ação!" . Não me lembro de mais nada desse livro, só sei que é um livro mais raro de se encontrar e eu li!

OUTROS

O Escaravelho do Diabo.

HAHAHAHA O que é crescer e começar a cruzar as coisas? Se o assassino desse livro fosse em Darkover ele faria a maior festa, afinal ele queria matar todos as pessoas ruivas que via pela frente! Um dos primeiros livros que li, um suspense policial. Bom! Quem fosse ruivo e recebesse um escaravelho de presente podia se preparar para morrer.

A ilha perdida.

Um dos clássicos da série. Um livro bonito, sobre dois amigos que estão passeando numa fazenda e então resolvem brincar com uma embarcação que encontram em um açude dali. Se perdem e descobrem um lugar mágico. Muito legal, esse livro tem duas sequencias, fora da série vaga-lume: A montanha Mágica e não lembro o nome do outro!

O caso da Borboleta Atíria.

Emblemático para nós biólogos. Li esse livrinho na infância, uma fábula policial deliciosa. Mais tarde, na faculdade de Biologia presenciei alguns professores pedindo que os alunos da disciplina de Zoologia de Invertebrados lessem a fábula. Além de ser uma aventura envolvente, o livro não peca em seus aspectos técnicos - descreve bem os insetos, as famílias as quais pertecem e as habilidades que poderiam exercer. Dei uma edição para minha filhinha, que vai fazer sete anos. Ela já gosta de ler, tem sua própria coleção de gibis e livrinhos, mas esse ainda é um pouco grande pra idade dela. Eu espero que ela descubra a delícia que é ler esse livro. Minha mãe tinha essa mania, me empurrava  vários livros goela abaixo e eu sempre detestava quando ela fazia isso. Extremamente do contra, só queria ler o que fosse do meu próprio interesse. Só que aí o tempo passava e de um jeito ou de outro os livros que mamãe me indicavam vinham parar na minha mão. E aí eu lia e via que ela tinha razão. Mas só valia quando eu buscava os livros por conta própria. Aí sempre depois de um tempo baixava a cabeça pra minha mãe e dizia - É você tinha razão, tal livro é bom!

 

Bem, a série Vaga-Lume tem muitos outros livros bacanas, postei apenas os que são mais marcantes para mim. Outro dia desses fui visitar um amigo de longa data e a filha dele, agora com uns treze ou quatorze anos, viciada em leitura, veio me mostrar as novidades da série vaga-lume que ela estava descobrindo. Cara, aquilo me deu uma satisfação!! Foi como me ver alguns anos atrás. Dei o maior incentivo pra ela, é muito bom saber que ainda existem crianças que são crianças de verdade, como eu fui um dia. Crianças com brincadeiras de pique pega, esconde-esconde, correr, pular, enfim... Crianças que gostam de livros ao invés de vídeo-games e internet! Internet e vídeo game são tecnologias bacanas e tal... Mas não estimulam muito a imaginação, as coisas vêm todas prontas, enlatadas.  Não tem nada melhor que ler um bom livro, que permita que voemos com as asas da imaginação. Não sei, acho que quem lê é mais saudável mentalmente.

That's all folks!

Nenhum comentário:

Postar um comentário