quinta-feira, 28 de abril de 2011

The Astonishing African Jim Lee

Pessoas,
Acabo de assistir uma série de vídeos muito boa, onde o Stan Lee em pessoa entrevista o Jim Lee.
Bom vamos dar nome aos bois:


Stan Lee é simplesmente o pai da Marvel. O velhinho que costuma aparecer como figurante nos filmes da editora foi quem concebeu, criou e escreveu durante a década de 60 as histórias de personagens como Homem-Aranha, Hulk, Vingadores e X-men.

Jim Lee é o cara que reformulou o universo dos X-men. Ele é um dos melhores desenhistas que conheço, ele está um pouco sumido atualmente parece estar produzindo para a DC, que não leio muito, mas lembro que eu fazia questão de comprar uma revista só para apreciar a arte do Jim Lee. Achei muito bom assistir o Stan Lee entrevistando o Jim Lee, pois na história das histórias em quadrinhos os dois são precursores. Antes do Jim Lee, não existia esse estilo que agora é super corrente nas HQs, com mulheres gostosonas, rostos bonitos. Ele trouxe para o mundo das HQs um traço mais firme, rápido e limpo. È meu desenhista preferido, e acabo de descobrir que ele é sul-africano (!!) , mas mora nos EUA desde os cinco anos de idade.  Achei essa informação meio estranha, já que o cara é nipônico, mas sei lá, os japoneses dominam o mundo mesmo, então ele é um japonês sul africano criado nos Estados Unidos! Abaixo algumas ilustrações, os personagens DC (Super Homem, Batman), são o trabalho mais recente do Jim Lee. O cara passou por várias editoras, é tão bom que passou pelas duas maiores editoras de quadrinhos do mundo (Marvel e DC) e ajudou a criar uma outra editora própria, junto com outros desenhistas fudidos (com exceção do Liefeld - estou falando da Image Comics). Além de ter introduzido um estilo que todo mundo copiou mais tarde, o Jim Lee é também responsável por esse design dos X-men que conhecemos nos quadrinhos atuais e nos desenhos animados. Ele ilustrou a edição que mais vendeu na história das HQs, 3 milhões de cópias vendidas só nos Estados Unidos. Lá saiu simplesmente como X-men número 1 e aqui no Brasil como uma graphic novel com 3 edições chamada de X-Men. É aquela edição clássica, que foi publicada aqui no Brasil em 1995 quando as equipes X-men e X-Factor voltam a se reunir e viram somente X-men. É nessa edição que aparecem os uniformes que depois foram considerados clássicos e aproveitados para a produção do primeiro desenho animado dos X-men. (Ciclope com o visor e o cabelo de fora, os uniformes da Jean Grey  e da Vampira que aparecem no desenho animado, Gambit..)

Quem quiser ver esse vídeo - é muito engraçado, os dois conversam sobre várias coisas, como caracterizar um personagem, como desenhar, como fazer uma HQ fazer sucesso. São dois mestres lidando um com outro de uma maneira muito divertida. Temos o link para esse video aqui no blog, mas se alguém se interessar e resolver procurar no Youtube se chama Jim  Lee / Stan Lee Comic Book Great. É em ingles sem legenda mas excelente para treinar conversação também! Numa parte do vídeo, achei muito peculiar e engraçado o Stan Lee (pai da Marvel), brincando com o Jim Lee que foi um dos melhores desenhistas que ele já contratou: - Você foi para a DC, né?? (editora concorrente). O Jim Lee só dá uma risadinha e continua a entrevista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário