Quem é letrado de verdade tem um pézinho atrás com a literatura ultra pop e fantástica, como os livros do Harry Potter, um livro a primeira vista escrito para crianças.
Uma pessoa especial e da área da literatura, me disse que eu já li tantos livros que praticamente fiz faculdade de Letras (mas peguei só a parte boa do negócio, a leitura por prazer.) e portanto acho que posso me arriscar a fazer uma crítica bacana. Harry Potter tem um elemento infantil sim: o mundo bruxo, os passes de mágica que resolvem muitos problemas. Mas a partir desse mundo fantástico, J.K. Rowling desenvolveu uma trama muito bem amarrada, que prende e surpreende do começo ao fim.
Minha relação com o Harry começou em 2001, quando começaram os livros. Eu tinha uma amiga que vivia na Inglaterra, onde o bruxinho já estava fazendo muito sucesso naquele ano. Ela me emprestou o primeiro livro da série Harry Potter e a Pedra Filosofal. Li em uma sentada, achei divertido, mas pensei que não fosse dar em nada. Depois minha irmã começou a ler essa série também. Ela tinha uma amiga que tinha todos os livros e então começou a trazê-los para casa e nós dois fomos lendo até a Ordem de Fênix, quinto livro da saga. As histórias tem um ritmo crescente, vão ficando cada vez mais rápidas, mais envolventes.
Bom, depois ficamos algum tempo esquecidos do Harry. Eu me mudei, fui para a Universidade, minha irmã teve uma filha. Tivemos que lidar com a vida adulta e ficamos meio sem tempo pra curtir Hogwarts! Quando comecei a fazer faculdade, me dediquei bastante e acabei largando de mão leituras por prazer. Foi uma fase em que só fazia leituras técnicas, só que me estressei num determinado ponto. Até que aqui na UFSJ, alguns professores doutores me alertaram para a importância de continuar lendo por prazer, não importa de qual área você seja. Os professores me estimularam a continuar com leituras de gibis, romances... Isso é muito bom, pois melhora a imaginação e a escrita.
Então um ano atrás mais ou menos encontrei uma promoção com todos os livros da série por 10,00 cada. Comprei e dei de presente para a minha irmã. Fui para a casa dela nessas férias e então aproveitei o embalo do lançamento do filme para ler o último livro, finalmente. Não queria ver o filme sem ter lido o livro de forma alguma.
E foi um deleite! Em três dias li aquele livro de 700 páginas, pois é uma aventura que prende do início ao fim, cheia de mistérios. Dá um pouco de medo, o Voldemort está muito presente na última parte, a gente começa a desconfiar do Dumbledore e no final o bandido era mocinho o tempo todo!
Leiam, vale muito a pena!
Nenhum comentário:
Postar um comentário